domingo, 18 de abril de 2010

Faça sua parte!


Aquecimento Global: Um tema de extrema importância

Esse texto é baseado na reportagem publicada em 09/04/2008 pela revista Época: "Como o Aquecimento Global vai afetar o Brasil e que medidas o país precisa adotar agora para amenizar os impactos negativos das mudanças climáticas".
As mudanças climáticas já se impõem como um dos principais desafios para o Brasil no século XXI. O recente consenso científico sobre o impacto do Aquecimento Global aponta obstáculos que o país tem de começar a enfrentar desde já. Caso contrário as consequências podem ser devastadoras. De acordo com pesquisas científicas o Brasil deverá sofrer bastante, essas pesquisas revelam o que pode acontecer com o nosso país:


  • Até o final do século é possível ocorrer um aumento de 12 metros no nível do mar, tudo depende do comportamento imprevisível das grandes geleiras da Groelândia e da parte ocidental da Antártida, mas tomando como exemplo previsões mais moderadas para o país, é sugerido um aumento de 58 centímetros no nível do mar. Isso poderia provocar ressacas mais intensas, com ondas de 2 metros, essas ressacas podem aumentar a erosão em uma grande faixa litorânea do país, acabando com boa parte das praias.

  • Os pesquisadores tamém chamam a atenção para a possibilidade de ocorrência de ciclones e furacões no Sul e Sudeste do país, como furacão Catarina que assolou o Sul do país em 2004. Para lidar com isso o Brasil vai ter de comprar ou desenvolver sistemas de alerta contra furacões como os que existem nos Estados Unidos e Japão. É uma forma de retirar a população quando a tempestade se aproxima, e reduzir, pelo menos, as mortes.

  • O desparecimento completo da Floresta Amazônica é uma das previsões mais pessimistas. A previsão mais aceita da região é um aumento de 3 graus na temperatura até 2100, nessa simulação a Floresta perderia mais da metade de sua cobertura original. Salvar a floresta depende de algumas ações preventivas, a primeira delas é a criação de mais unidades de conservação, como reservas e parques ecológicos, para conter o fluxo devastador.

Já tomando parte desses acontecimentos, agora é necessário conscientizar as pessoas e fazer sua parte com medidas simples: fechar a torneira enquanto se escova os dentes, não jogar lixo na rua e outras coisas tão simples, mas que nem sempre são realizadas.

2 comentários:

  1. Mto massa essa matéria Laís!
    Eu fiz uma sobre o caos na Islândia!
    Qndo tu poder, vai lá ver!
    bjoooooo :)

    ResponderExcluir
  2. Obriigada, tô treinando pra ser jornalista!
    HEHE' :F
    Primeiro preciso ver se levo jeito pra isso!

    ResponderExcluir